O texto abaixo é parte de um artigo escrito pelo professor Fábio Mestriner. Suas considerações são muito objetivas e esclarecem de forma clara como a embalagem pode ser um grande diferencial para MPE, ainda mais executadas com muito profissionalismo.

Como a pequena e a média empresas
se beneficiam do bom design de embalagem

… são justamente as pequenas empresas que mais podem se beneficiar de uma boa embalagem. No Brasil, felizmente existem empresas e profissionais de design capazes e em número suficiente para prover a estas empresas um serviço de qualidade a preços acessíveis.

É justamente para as empresas menores que uma embalagem forte e expressiva pode gerar os melhores resultados não são poucos os casos que ilustram esta afirmação, pois quem mais precisa se entusiasmar pelo seu produto, acreditar nele e fazer com que o varejo também acredite? Quem mais precisa que seu produto seja visto, compreendido e desejado pelos consumidores não tendo outro recurso para conseguir isso do que as pequenas empresas?

É por isso que os empresários brasileiros precisam compreender que dar a seus produtos uma boa embalagem, é a melhor coisa que podem fazer, pois a embalagem desencadeia uma seqüência de impulsos positivos conforme descrevemos, que tem um impacto decisivo no resultado do produto de mercado.

Como obter um bom design de embalagem

Muitos empresários deixam de ter boas embalagens por não saber como proceder para obtê-las. Em primeiro lugar, eles precisam saber que o design está ao seu alcance, é perfeitamente possível às pequenas empresas contratar os serviços de uma empresa especializada.

Para desenhar uma boa embalagem, o designer responsável pelo projeto deve conhecer o produto, o mercado onde ele vai competir e seus concorrentes, o consumidor do produto e seu comportamento e os objetivos mercadológicos da empresa.

Isso tudo deve estar organizado numa estratégia de design e expresso no desenho da embalagem, só assim se chega a uma boa embalagem, pois embalagens vencedoras não acontecem por acaso, são resultados de um procedimento correto cumprido com dedicação e talento.

O design é um fator decisivo no novo cenário competitivo e não há mais porque as empresas de todos os tamanhos deixem de oferecer às seus produtos boas embalagens, bonitas e atraentes.

No futuro, existirão apenas dois tipos de empresas no segmento de produtos de consumo. As que têm bom design de embalagem, e as que ficaram para trás.

(Fonte: http://todaideia.wordpress.com)

A MKM Karton trabalha em parceria com sua Agência de Propaganda contratada desenvolvendo o projeto da embalagem, se adequando a todos fatores importantes como peso, transporte, praticidade de montagem entre outros, para obter um resultado final desejado. Entre em contato!.